O movimento Outubro Rosa nasceu na década de 1990 com o laço cor-de-rosa distribuído pela primeira vez na Corrida pela Cura, em Nova York, com o intuito de despertar a atenção mundial para a prevenção e detecção precoce do câncer de mama. Desde então, todos os anos, esse mês é pintado de rosa em vários lugares do mundo, incluindo o Brasil, em prol dessa causa.
Para 2023, nosso país estima preocupantes 73.610 novos casos de câncer de mama, uma doença que, infelizmente, ocupa a primeira posição em mortalidade entre as mulheres brasileiras. No entanto, com informação, consciência e prevenção, podemos virar esse jogo!
Os primeiros sinais do câncer de mama são, na maioria das vezes, visíveis e palpáveis. Isso inclui nódulos nos seios, alterações na pele ou no mamilo e, em alguns casos, a saída espontânea de líquido. A detecção precoce, aliada ao tratamento adequado, pode aumentar significativamente as chances de cura.
Mas você sabe como se prevenir e quais práticas adotar no seu dia a dia para reduzir os riscos? Para ajudá-las nesse processo de prevenção, listamos algumas dicas importantes:
- Pratique o Autoexame:
Realize regularmente para identificar alterações na pele ou nódulos no peito e nas axilas - Realize o exame da Mamografia:
É a forma mais eficaz para detecção precoce e, é indicado para as mulheres a partir dos 40 anos ou antes com histórico familiar - Tenha um estilo de Vida Saudável:
– Não fume
– Limite consumo de álcool
– Mantenha peso adequado
– Evite exposição prolongada ao sol
– Pratique atividade física regularmente
– Pratique sua religiosidade e crenças
– Busque apoio emocional
– Adote dieta balanceada aliada e evite alimentos ultraprocessados
Fique atenta ao seu Histórico Familiar:
– Esteja ciente de parentes de primeiro grau com câncer de mama ou outro histórico de câncer
– Converse com seu médico sobre exames precoces e frequentes, se necessário
– Realize exame ginecológico preventivo
– Vacina contra HPV: meninas a partir de 9 anos e meninos a partir de 11 anos
A prevenção é a melhor maneira de cuidar de si mesma. Seja proativa na sua saúde e ajude a disseminar a importância deste mês rosa. Participe da campanha Outubro Rosa e incentive outras mulheres a fazerem o mesmo. A informação e a prevenção salvam vidas. Juntas, somos mais fortes contra o câncer de mama!